Um violoncelo é composto de aproximadamente 70 partes e tem um corpo de 70-75cm de comprimento. A qualidade da madeira é extremamente importante, pois dela resultará num instrumento de qualidade e som superiores. A seleção da madeira é feita dando-se preferência àquela que tiver um desenho de anéis de crescimento estreito e regular. A espessura ideal da madeira (tampo e fundo) deve ser a menor possível, desde que não haja perda de resistência.
em outras línguas:
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1 | O tampo | The top | Die Decke | La table |
1a | O fundo | The back | Der Boden | Le fond |
2 | O filete | The ribs (or purflings) | Die Zargen | L'eclisse |
3 | Os F's | The F holes | Die F-Locher | Les F. |
4 | O espigão | The tail-pin (or end-pin) | Der Stiften (oder Stachel) | L'epine |
5 | O estandarte | The tail-piece | Der Saitenhalter | Le tire-cordes |
6 | O espelho | The fingerboard | Das Griffbret | La touche |
7 | O braço | The neck | Der Hals | Le manche |
8 | A pestana | The saddle | Der Sattel | Le sillet |
9 | As cravelhas (são 4) | The pegs | Die Wirbel | Les chevilles |
10 | A caixa das cravelhas | The peg-box | Der Wirbelkasten | La caisse des crevilles |
11 | A voluta | The scroll | Die Schnecke | La coquille |
12 | O cavalete | The bridge | Der Steg | Le chevalet |
13 | Os afinadores finos | The fine tuners | ? | ? |
14 | A vareta do arco | The bow-stick | Die Hogenstange | La baguette |
15 | A ponta do arco | The head (or the tip) | Der Kopf | La pointe de l'archet |
16 | O talão do arco | The nut (or the frog) | Der Frosch | La hausse de l'archet |
17 | A crina | The hair | Die Haare | Les crins |
O interior do violoncelo contém muitas partes que não são visíveis e são extremamente importantes. As contrafaixas são formadas por 12 partes de pequenas tiras feitas de madeiras leves, como às do tampo, coladas nas beiradas das faixas para que, quando elas forem coladas ao tampo e ao fundo, haja uma área maior de contato. Ao mesmo tempo, seis blocos da mesma madeira são colocados, um em cada canto do instrumento, com as contrafaixas incrustadas para evitar deslocamento, um na parte superior, onde é encaixado e colado o braço do instrumento, e o último na parte inferior, com um orifício perfurado onde se encaixará o espigão.
Há ainda a barra harmônica que é colada no interior do tampo, passando debaixo do pé direito do cavalete, do lado das cordas mais graves, e seu comprimento é de cerca de 6/8 do comprimento do tampo. Sua espessura média é de 12 mm. e sua altura no centro é de aproximadamente 25 mm. e 5 mm. nas extremidades. Estruturalmente, serve para reforçar o tampo devido à enorme pressão sofrida pelo instrumento na área ocupada pelo cavalete e por isso é mais alta nessa região.
A alma é uma peça de madeira cilíndrica que se encaixa (sem ser colada) entre o tampo e o fundo, cortada de modo a combinar exatamente com as suas superfícies internas, não devendo ser muito comprida, forçando o tampo, nem muito curta, caindo quando as cordas estiverem soltas. Os veios da alma devem ser perpendiculares aos do tampo para evitar danos ao mesmo. Sua grossura é normalmente de 10 a 12 mm., e deve permitir que passe através do efe esquerdo, pois ela é apenas colocada (um pouco abaixo do pé esquerdo do cavalete, eqüidistante da barra harmônica).
Olá Hugo!
ResponderExcluirGostaria de saber se vc da aula particular de cello?
Marciel Paulo
Sao Paulo
parabens , muito bom ^^
ResponderExcluiroi Hugo!
ResponderExcluirQue maravilha seu blog, muito didático e inspirador!
Abraço
karl