Essa parece ser uma tarefa simples, mas também tem seus macetes para melhorar seu desempenho. Quando se passa breu no arco, tem-se uma tendência a passar mais no talão e na ponta do arco. Conseqüentemente o breu acumula e essa área fica escura.
Passe o breu, sem forçar muito a crina no breu, em toda a extensão da crina, desde o talão até a ponta, indo e voltando sem parar e retroceder de algum ponto. Faça ida e volta por dez vezes. Desrosqueie o parafuso do talão e solte a crina do arco, e chacoalhe o arco segurando pelo talão, levemente, para não quebrar nenhum fio. Rosqueie novamente, e repita a operação. Faça esse mesmo procedimento por três vezes, sendo que, a tarefa final, é chacoalhar a crina para retirar o excesso de breu e poeira. Esse procedimento faz com que não precise passar breu todos os dias. Uma vez por semana é o suficiente (usando um breu de qualidade).
O breu escuro tem uma aderência muito superior comparada ao breu mais claro.
nao sabia dessa, que o breu escuro é superior ao breu mais claro^^ srsr vlw vivendo e aprendendo ^^
ResponderExcluirÉ necessário tirar o breu da crina ao termino do estudo ?
ResponderExcluirnão, mas é necessário manter as cordas limpas de excesso para que elas não formem uma crosta de sujeira e interfiram no som. Usar um pano úmido e em seguida um seco ajuda (essa dica é para o cello, não sei é aplicável ao violino e à viola).
ExcluirTroquei a crina por uma sintética e não consigo tocar. A crina não segura o breu. Alguém pode me ajudar?
ResponderExcluir