Instrumento apaixonante desde sua história...

O Violoncelo (são apelidos: cello – lê-se: tchêlo; ou apenas celo – usa-se a escrita em inglês: violoncello) é um instrumento riquíssimo, considerado o "Rei” do naipe das cordas. Possui quatro cordas, afinadas da primeira para a ultima em  Lá, Ré, Sol e Dó, e se diferencia dos outros instrumentos pelo tamanho grande, apoiado no chão por meio do espigão, que é uma haste de metal em sua extremidade.

O violoncelo que hoje conhecemos teve origem no esplendor musical do Século XVI na Itália, em um processo evolutivo da família das cordas. A partir dos "Concertos Espirituais", de Bocherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.

Encontramos na antiguidade instrumentos que até podem ser  considerados pais do violoncelo, na medida em que são instrumentos de corda friccionada por um arco, emitindo som semelhante. É o caso do Ravanastron, instrumento criado no Ceilão há 5000 anos atrás, e que ainda hoje pode ser encontrado em versões usadas por religiosos orientais. É um instrumento menor que o violoncelo atual, com caixa de formato retangular.
 

A primeira citação sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. O nome “violoncelo” parece ter se firmado por volta de 1680 a partir do termo violoncino, um diminuto de violone , como era  conhecido o precursor do violoncelo ainda no Séc. XVII. A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Antonio Stradivari, em 1680. Isto foi um de seus maiores feitos, que deixou inestimável legado para os violoncelistas modernos. Estabelecendo medidas baseadas na sua experiência e observação, ele conseguiu um equilíbrio maior entre os registros médio e agudo, além de uma melhor projeção do som. Inicialmente as cordas eram feitas de tripa. A introdução mais tarde do uso do metal envolvendo a tripa possibilitou maior agilidade no registro grave do instrumento.

O violoncelo situa-se na família das cordas entre a viola e o contrabaixo.

2 comentários:

  1. É o instrumento de cordas friccionadas de timbre mais lindo e perfeito que existe variando tranquilamente do grave ao agudo .

    ResponderExcluir